Tecnologia tributária traz inteligência para setor supermercadista

Quais são os princípios do direito tributário?
27 de maio de 2020
Como a gestão fiscal afeta as empresas?
31 de maio de 2020
Exibir tudo

Manter-se atualizada e por dentro de inovações é papel fundamental de qualquer empresa, e a tecnologia é uma grande aliada neste quesito. No setor supermercadista já podemos encontrar algumas soluções que prometem quebrar paradigmas e estabelecer um novo patamar de estrutura tanto para seus clientes quanto seus colaboradores.

No Brasil já temos redes usando tecnologias como self checkouts, sampling interativo, além de iniciativas que visam a melhor experiência de compra para o consumidor, enquanto outras focam no benefício financeiro e fiscal da empresa. 

Quando falamos em tecnologia voltada para a gestão tributária, as ferramentas e soluções disponíveis focam em automatização de pagamentos e atualização frequente sobre mudanças de tributação, facilitando assim o trabalho da equipe e reduzindo erros e perdas de prazos de pagamentos. 

Entre algumas soluções inovadoras que o mercado oferece, destacamos a seguir:  

Softwares para gestão tributária

Em vez de usar a velha planilha de excel, empresas cada vez mais automatizam o gerenciamento de tributos de forma ágil, precisa e segura. Estes softwares têm a capacidade de calcular em tempo real a aplicação dos tributos federais PIS e Cofins e do tributo estadual lCMS sobre todas as mercadorias compradas e vendidas pela empresa. Alguns também monitoram todas as notas fiscais emitidas no CNPJ em questão, melhorando a aplicação correta de impostos sobre os produtos e garantindo a precisão da prestação de contas ao Fisco.

Muitos funcionam oferecendo pacotes de serviços de acordo com a necessidade de cada empresa, mas em sua maioria apresentam funcionalidades como consulta e manifesto de NF-e e CT-e, auditoria fiscal digital de NF-e; cruzamento de dados: NF-e x SPED Fiscal; detalhamento dos créditos de PIS e Cofins; consulta simples de tributação e CEST; consulta NCM na tabela TIPI; auditoria contínua de itens, entre outras funcionalidades. 

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning, que significa Sistema de Gestão Integrado)

Um sistema único no qual é possível administrar as contas a pagar e a receber, monitorar as vendas e acompanhar os pedidos de compras. A ferramenta também contribui para a gestão de pessoas, por meio da oferta de informações sobre a produtividade da equipe, por exemplo. É uma maneira de facilitar o gerenciamento das informações de diversos setores da organização.

Tecnologia OCR (Optical Character Recognition, que significa Reconhecimento Óptico de Caracteres) 

É uma ferramenta que permite converter tipos diferentes de documentos digitalizados em dados pesquisáveis ou editáveis, ou seja, convertem imagens de texto em texto real. 

Atualmente já é usada para mapear a legislação tributária brasileira, e com isso torna-se cada vez mais fácil acompanhar as atualizações tributárias e cruzar os dados internos com a vigência da lei. 

Blockchain

Para advogados tributaristas a grande inovação se dá por meio da blockchain. Esta tecnologia, que se tornou muito conhecida por conta das criptomoedas, é uma das grandes tendências de tecnologia jurídica do futuro, sendo aplicada na autenticação de documentos e em contratos eletrônicos.

Cada vez mais a tecnologia se faz presente em mais setores da sociedade e com isso, é imprescindível para empresas acompanharem as atualizações. Elas trazem melhorias em Supply Chain, otimização de vendas, relacionamento com clientes, pra trazer os principais benefícios. 

No setor supermercadista, além de ganhar agilidade nos processos, ter dados fiscais e tributários necessários disponíveis para melhorar a para a tomada de decisões e ainda reduzir o risco de autuações, facilita muito o trabalho de toda a equipe envolvida em cada um dos processos. 

Na Mamere&Ferraz usamos tecnologia e a expertise de nossos advogados para oferecer as melhores soluções do Direito Tributário para sua empresa. Fale conosco sobre como podemos ajudar sua empresa a inovar na gestão tributária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *