Tecnologia tributária traz inteligência para setor supermercadista
31 de maio de 2020
O que são ações tributárias administrativas e judiciais? 
31 de maio de 2020
Exibir tudo

Mais do que pagar impostos, a gestão fiscal é uma das mais importantes formas de cuidar saúde financeira da sua empresa. Ela é necessária para a sistematização dos processos tributários de um negócio, e envolve muito além da área fiscal de uma organização, atingindo também departamentos como logística, financeiro, compras, entre outros. 

A gestão fiscal é a forma como sua empresa vai se adequar à legislação tributária e isso afeta que afeta desde o regime fiscal, até o preço dos seus produtos na prateleira, passando inclusive pelos benefícios que os funcionários recebem. 

Ela envolve a obrigação principal, que é a apuração e pagamento dos tributos correspondentes, como por exemplo, taxas, impostos e contribuições; e obrigações acessórias vão desde a emissão de notas fiscais, escrituração de documentos, até entrega de declarações exigidas pelo Fisco.

Considerando que na legislação brasileira todas as operações efetuadas pelas empresas são tributadas, isso inclui compra, venda, lucro e renda, é necessário que as empresas tenham uma postura preventiva, cuidando do gerenciamento de informações e evitando autuações fiscais. 

Por isso trouxemos aqui alguns aspectos para ilustrar como a gestão fiscal pode ser feita e a importância desta prática na sua empresa. 

Regime Tributário 

Tudo começa com a escolha do regime tributário da empresa, optando por Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Com esta definição, é possível fazer o planejamento de como serão utilizados os benefícios de créditos fiscais, visando amenizar o impacto dos tributos. Para saber mais sobre as características de cada um deles, acesse aqui. 

É necessário também fazer a diferenciação entre tributos municipais, estaduais federais, cada um com suas regras distintas, prazos de pagamento diferentes, alíquotas variadas e formas de pagamento particulares.

Mesmo com todas as obrigações tributárias sendo regulamentadas pela legislação, advogados tributaristas tem o papel de buscar caminhos considerando oportunidades legais para gerar benefícios para a empresa, e isso pode ser feito por meio de uma gestão fiscal eficiente. 

Gestão de Notas Fiscais 

A boa gestão de notas fiscais vai muito além da emissão. O gestor deve ficar atento às alíquotas de impostos aplicadas nas notas, mas também entender que uma nota contém os dados necessários para organizar um fluxo de receitas e despesas muito detalhado, com data, nome de clientes e fornecedores e especificações sobre a natureza da movimentação. 

Com estes dados em mãos, é possível fazer um planejamento mais assertivo, cuidar das compras, gerenciar as vendas vendas e ter um controle maior sobre a saúde financeira da empresa. 

Quando se faz a gestão da empresa de forma integrada, ela também considera a apuração criteriosa dos tributos vinculados à contratação de funcionários, como FGTS e INSS Patronal, que incidem sobre salários e folha de pagamento. 

São inúmeros os benefícios de ter especialistas cuidando da gestão fiscal do seu negócio. Desta forma, a empresa pode ter isenção e redução de taxas, amortizações, entre outras vantagens, que podem fazer com que os gastos sejam consideravelmente reduzidos. 

Por isso é tão importante fazer uma gestão fiscal focada em resultados. A Mamere&Ferraz oferece soluções inovadoras para minimizar desperdícios, gerar lucro e aumentar a competitividade da sua empresa no setor supermercadista. Entre em contato conosco para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *