Como escolher o advogado tributário ideal para sua empresa?

Mamere & Ferraz Advogados completa 10 anos de atuação
1 de julho de 2020
Quais problemas podem acontecer se deixar de recolher FGTS?
12 de setembro de 2020
Exibir tudo

Uma empresa brasileira deve seguir em média 3.600 normas, regras e leis, mais de 40 mil artigos, quase 100 mil parágrafos, mais de 300 mil incisos e 40 mil alíneas. O grande volume, associado à complexidade das leis e suas constantes modificações podem acarretar em pesadas consequências para as companhias devido aos altos custos de manutenção de equipe especializada, sistemas e equipamentos. Por isso, é essencial que você saiba escolher o advogado tributário que irá garantir que sua empresa esteja em dia com o Fisco e não pague mais impostos do que deve.

Independente do tamanho do seu negócio, ter um bom profissional tributarista é importante para proteger sua empresa de possíveis abusos na cobrança de tributos e assegurar que está repassando corretamente o que é devido aos órgãos correspondentes. Mas como escolher o profissional mais adequado ao perfil da sua empresa?

Como escolher o advogado tributarista para sua empresa?

Se o seu negócio for de pequeno ou médio porte e a demanda for baixa, a terceirização é recomendável para reduzir os custos. Desta forma, sua empresa contará com os benefícios de um escritório especializado em direito tributário.

Para uma empresa de grande porte, o ideal, além de contar com um escritório especializado para as demandas de maior impacto como auditorias, ter um ou mais advogados trabalhando internamente pode ajudar a dar o suporte necessário e acompanhar o dia a dia da sua empresa.

Quais habilidades e qualificações o advogado tributário precisa ter?

Seja na busca por um advogado para contratação ou de um escritório externo, algumas características e qualificações são indispensáveis no perfil do profissional que vai estar responsável pelos assuntos das áreas judiciais e administrativas do seu negócio. 

Conhecimento e dedicação: o profissional deve ser especializado em direito tributário, possuir amplo conhecimento da legislação brasileira e seu funcionamento na prática, além de buscar atualização constante sobre assuntos relacionados.

Conhecimento tecnológico: estar familiarizado com as tecnologias do segmento, pois essas ferramentas garantem agilidade nas informações e aumentam o controle e o rigor na fiscalização.

Pensamento estratégico: ter visão estratégica do negócio, além de conhecer a legislação e cumprir as regras, auxilia no desenvolvimento de planos de ação de curto, médio e longo prazo.

Comunicação: comunicar-se de forma clara, eficiente, coesa e simples, tanto no meio jurídico quanto fora dele. O profissional deve ser capaz de discutir todas as necessidades e demandas da sua empresa com os representantes do Fisco, além de dialogar com o judiciário sempre que necessário.

Proatividade: alguém que trabalhe na direção das soluções dos desafios com persistência, almejando o melhor resultado para o seu negócio. 

Paixão: um profissional que tem por objetivo assistir seus clientes, solucionando as questões da melhor maneira possível e que encontre prazer naquilo que faz.

Inteligência emocional: ter empatia, autocontrole e saber lidar com os próprios sentimentos, sendo lúcido e sereno perante os desafios profissionais são qualidades essenciais do bom profissional.

Especialização: dependendo do segmento da sua empresa, é importante verificar a existência de profissionais ou escritório de advocacia especializado na área. Por exemplo, empresas supermercadistas nos buscam constante por sermos o primeiro escritório de advocacia especializado em supermercados.

É fato que a legislação tributária brasileira não é simples. Buscar um perfil profissional generalista, ou seja, um advogado sem conhecimentos específicos de legislação tributária e a rotina dos órgãos administrativos e judiciais, não é uma estratégia recomendada. 

O papel do advogado tributário é imprescindível pelas razões já mencionadas e também para ajudá-lo a reduzir custos que podem estar escondidos nos impostos. Por isso, com a Mamere & Ferraz, você conta com o apoio e consultoria de advogados tributaristas especializados, que podem ajudar sua empresa nos mais diversos segmentos de atuação. Conte conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *