Quando o varejo encontra a tecnologia tributária

Compliance tributário além da adequação às leis
10 de dezembro de 2019
Retrospectiva Mamere & Ferraz Advogados 2019
31 de dezembro de 2019
Exibir tudo

O varejo já vem se encontrando e se envolvendo cada vez mais com a tecnologia. E isso em vários aspectos. É impossível negar ou deixar essa perceber essa parceria, até porque ela está em todos os cantos e o tempo. QR Code, Big Data e Inteligência Artificial já são termos do cotidiano varejista.

Muitos dizem que o Brasil demorou um pouco para se adaptar a essas novas tecnologias, mas o fato é que hoje podemos encontrá-las desde lojas pequenas até as gigantes do varejo. Essas tecnologias aparecem nos sistemas administrativos utilizados, nas lojas online, na integração entre lojas físicas e online e em vários outros momentos de compra e pós-compra.

A pesquisa“High Tech Retail”, do Grupo Croma, revelou que para os consumidores, comodidade (84%) e economia de tempo (83%) são os principais benefícios da tecnologia aplicada no varejo. É notável que o público espera por mais tecnologias e as empresas varejistas vêm buscando atender a essas necessidades.

Como a tecnologia tributária ajuda empresas varejistas?

Em meio a tantas inovações e a essas constantes novidades, muitas vezes as empresas ficam perdidas e sentem certa dificuldade de acompanhar, selecionar as melhores e implementar essas soluções. E isso pode acabar preterindo as tecnologias tributárias já disponíveis no mercado.

As questões tributárias estão amarradas às questões tecnológicas desde seu princípio. Quando uma empresa opta por aderir certa inovação, por exemplo, isso pode implicar em novas demandas tributário. Até por isso o segmento também precisou acompanhar esses avanços tecnológicos de perto.

Para lidar com todas essas mudanças em paralelo às também rápidas atualizações da legislação brasileira tem sido um desafio para o segmento tributário, mas já tem muitas empresas acompanhando e o varejo só tem a ganhar ao contar com esse tipo de empresa. Afinal, sequer faz sentido seguir toda essa modernização se o departamento tributário não acompanhar.

Agilidade e mais seguranöa no processamento de documentos fiscais, na localização de créditos não utilizados, na identificação e correção de eventuais falhas e na solicitação de possíveis restituições, com certeza, são temas que interessam empresários de qualquer segmento, ainda mais do varejo, que lida com uma demanda fiscal tão alta. E tudo isso pode ser alcançado com sucesso por meio de uma empresa que ofereça tecnologia tributária.

Nós, do Mamere & Ferraz Advogados, atuamos junto ao Tax Group exatamente com o objetivo de trazer o que há de mais avançado no segmento e já estamos colaborando com muitas empresas neste sentido. Se você quer bater um papo sobre o assunto e entender quais tecnologias temos disponíveis e como podem ajudar diretamente na redução de custos da sua empresa, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *